| Login

Comunidade WordPress-BR

Mapa do Site | RSS

Quem Somos

Atualizado em: 09/03/2009 às 23:14

Um pouco da nossa história

Começamos a articular a Comunidade WordPress-BR em março de 2008, mais especificamente no dia 13, quando a Cátia Kitahara, com ciuminho da página oficial da Comunidade Portuguesa e cansada de esperar por uma boa tradução a cada nova versão do WordPress, enviou um email à wp-polyglots, a lista oficial de internacionalização do WordPress, procurando interessados em traduzir o programa e iniciar uma comunidade de tradução. Duas pessoas responderam: o Anderson Clayton, do Rio de Janeiro, e o José Fontainhas, da comunidade portuguesa, que gentilmente se dispôs a nos ajudar.

Teve então início a Comunidade WordPress-BR como um grupo do Google, denominado WP-tradutores. Logo o grupo cresceu, com a entrada de participantes de peso, como o Fábio Freitas e Seu Felipe, que permanecem conosco até hoje. Registramos o domínio wordpress-br.com, onde iniciamos o nosso blog, o fórum de traduções e a ferramenta Entrans de tradução colaborativa. Nosso primeiro feito foi a tradução do WordPress 2.5, lançada cerca de um mês após o release original. Nas traduções seguintes passamos a acompanhar os releases originais quase simultaneamente. Também foram iniciadas traduções de outros programas da família WordPress, como WordPress MU, bbPress, BuddyPress, além de temas e plugins.

Devido à grande demanda por suporte no fórum de traduções, em setembro de 2008 criamos nosso fórum oficial no espaço cedido pela Automattic nos servidores do wordpress.org, sob o domínio br.forums.wordpress.org, mais uma vez ajudados pelo nosso amigo dalém mar, José Fontainhas.

No início de novembro de 2008, a vinda de Matt Mullenweg, criador do WordPress, para participar da Latinoware no Brasil, deu novo impulso à comunidade. Os rapazes do Xemelê se juntaram a nós, expandimos nossas atividades além das traduções, com a reestruturação do blog existente, transformando-o neste portal, e aumentamos a participação no fórum oficial, com moderação e suporte de qualidade.

Hoje a Comunidade WordPress-BR se posiciona como referência em WordPress para o Brasil e também para os demais países que falam o português.

Objetivos

Objetivos gerais
  • Promover o WordPress como meio de gerenciamento de conteúdo
  • Favorecer a divulgação, o intercâmbio e a produção de informações sobre o WordPress entre seus usuários
  • Facilitar a integração dos usuários do WordPress
Objetivos específicos

Incentivar e realizar atividades para oferecer formas de participação aos usuários do WordPress pelo encaminhamento de textos para publicação e de comentários relativos aos textos publicados, de forma a:

  • Consolidar e aprimorar padrões de acessibilidade e usabilidade do WordPress na Língua Portuguesa
  • Divulgar, discutir e aperfeiçoar a funcionalidade do WordPress
  • Divulgar contribuições relevantes de usuários do WordPress em design, desenvolvimento, funcionalidade e conteúdo
  • Promover a interação de usuários do WordPress em um ambiente de paz, amor e um pouquinho de molecagem

WordPress-BR é orgulhosamente produzido com WordPress | Reportar erro | Créditos e Condições de Uso

Código é poesia